terça-feira, agosto 07, 2007

África

“ (…) Conduzo pela estrada deserta, nenhum outro veículo, nenhuma casa, nem luz eléctrica, nem sinalizações, nem bermas nem asfalto, nada. Eu sigo feliz pela pior estrada da minha vida, o Nando ressona.
Às duas da manhã estaciono a carrinha debaixo de um embondeiro. Também estou estourado. Saio, urino, olho as estrelas e hesito entre tentar dormir ou ficar a olhar para elas. Depois penso: África. Bichos carnívoros, mosquitos nocivos, cobras, lagartos, minas esquecidas nas bermas que levam uma perna, frutos maduros no embondeiro que partem uma cabeça.
Volto ao assento, ajeito-me, encosto a cabeça no volante, depois o ombro no vidro da janela, ainda do cotovelo no manípulo da porta, talvez a nuca no apoio da nuca, os pés no tabliê. Lá acabo por adormecer sob o céu sem lua, o limão no bolso, o embondeiro ao lado, eu embalado no silêncio absoluto da noite angolana.”
Gonçalo Cadilhe, “África Acima”

“África Acima” é a compilação das crónicas publicadas no “Expresso” a propósito duma travessia Sul – Norte de África. No ano passado li “A Lua Pode Esperar” do mesmo autor e, apesar de ter gostado, não me entusiasmou muito. Mas este último livro li-o avidamente!

África é um continente com uma diversidade (cultural, paisagística, etc…) impressionante e por isso sempre fez parte do imaginário dos viajantes; o Gonçalo Cadilhe teve que lá ir para tentar desvendar alguns dos mistérios africanos e conseguiu escrever boas crónicas.

E por falar em livros sobre África mais uma vez volto a recomendar este excelente livro do Ryszard Kapuscinski. O trecho que transcrevi aqui no blog no ano passado serve para descortinar um bocadinho do que será a nossa (minha e da Bárbara) viagem a África…

… Domingo faremos uma estreia absoluta na África sub-sahariana! Não será uma “África Acima”; será mais algo do género “África Oriental: do Lago Vitória ao Oceano Índico”.

2 comentários:

AC disse...

Ome,
Por acaso tenho os dois primeiros livros do G.Cadilhe, mas este ainda não o comprei... primeiro tenho q ler aquilo tudo q comprei e ainda está empilhado na mesinha de cabeceira!!

BOA BIAGE e divirtam-se muito! No regresso quero fotos (em modos...) e um relato de jeito!

Beijos & abraço.

NANDO_BTT disse...

Hehe... O trecho tá FIXE... "o Nando ressona"... tudo falso... mas a melhor parte é a do limão no bolso... Meninos não façam isso, levema antes dinheiro no bolso que vai dar jeito.

Nando