terça-feira, janeiro 15, 2008

Sul

"Acampámos junto às grutas do Tassili N'Djer, onde há uns anos o Henri Lotte descobriu as gravuras rupestres que demonstram que em tempos o Sahara foi um oásis, habitado por animais anfíbios, como o hipopótamos e o crocodilo.

Na Amazónia, eu tinha achado que aquela paisagem era a do primeiro dia de criação do mundo, com toda aquela explosão de sinais de vida: plantas, água, animais, ruídos. Aqui, no Tassili, a paisagem é o dia anterior á criação do mundo - o dia zero: areia, rochas, céu e silêncio. Nada mais."

"Sul - viagens" é da autoria do Miguel Sousa Tavares, e é um dos meus livros preferidos de viagens. De tempos a tempos gosto de o reler. Tal com o Miguel Sousa Tavares, eu também gosto de viagens "difíceis", daquelas em que ficámos felizes por regressar a casa, mas que nos marcam pela intensidade e nos deixam o resto do ano a sonhar com a próxima.

Casbah de Ait-Ben-Adou

" Vindo do Sul, apanhei a pista que começa em Ait-Ben-Adou e vai sair ao pé da que foi a mais imponente casbah do sultão de Marráquexe. Atravessámos rios a vau, aldeias adormecidas à hora do calor, subimos pela encosta de uma montanha ao lado de um abismo, esforçando-nos para não olhar, cruzámo-nos com rebanhos de ovelhas, com burros carregados de lenha de azevinho, com uma miúda que nos atirou um punhado de rosas com um cheiro como nunca sentira antes. Trepámos ao Atlas, que estava coberto de neve no cimo, mas já com o degelo fazendo longas colunas de água escorregar pelos flancos da montanha para formarem cá em baixo os oueds que depois irão desembocar no extenso e fértil oásis do vale do Draa. Descido o Atlas, numa interminável sucessão de ziguezagues, entrámos no planalto que anuncia Marráquexe."

Sem comentários: