quarta-feira, dezembro 06, 2006

Yvon Chouinard

Este senhor é fundador e dono da Patagonia, que é uma marca de roupa e acessórios para desportos e actividades ao ar livre. Apesar de não ser muito conhecida entre nós a Patagonia ganha mais de 230 milhões de dólares anualmente em todo o mundo.

Let my people go surfing – the education of a reluctant businessman” é o título de um livro escrito por Yvon Chouinard que li recentemente. O livro está dividido em duas partes: a primeira conta a sua história e como é que a Patagonia surgiu; na segunda parte explica as suas filosofias de gestão e como é que uma empresa criada do nada atingiu esta dimensão.

Alpinista, surfista e também gestor, Yvon era um jovem da Califórnia que gostava de ir escalar para Yosemite e subir montanhas nos EUA e no Canadá. À medida que as suas metas se tornavam mais ambiciosas começou a fabricar o seu próprio material, pois na altura o mercado de equipamentos para estes desportos ainda estava por desenvolver. Daí até começar a vender aos amigos, e aos amigos dos amigos, foi um “pequeno” passo. Com os ganhos financiava as suas próximas viagens e aventuras pelo mundo fora, até que começou a importar (inicialmente da Escócia) têxteis para escalada e alpinismo. Mais tarde a empresa de material para escalada e alpinismo saiu da sua alçada (hoje chama-se Black Diamond), e ficou a Patagonia.

À medida que a empresa foi crescendo Yvon foi contratando gestores competentes mas assumiu funções importantíssimas: ele era uma das pessoas que ia para o terreno testar os novos produtos, fosse uma escalada nos Himalaias, um trekking na Patagónia ou uma descida de kayak num rio selvagem no Canadá. Para além disso Yvon também é responsável pela filosofia de desenvolvimento sustentável seguida pela Patagonia: foi uma das primeiras empresas a introduzir no mercado têxteis sintéticos criados a partir de garrafas recicladas; foi a primeira empresa a usar algodão 100% orgânico (apesar dos elevados custos); criou o movimento 1% for the Planet em que as empresas membro doam 1% das suas vendas anuais para causas ambientais.

É um livro interessante pois conta a história de uma pessoa interessante, e explica as filosofias de gestão de alguém que se manteve sempre fiel aos seus princípios e nunca enveredou pelos caminhos usuais de um gestor. Yvon Chouinard é um homem que seguiu as suas convicções e teve sucesso.

PS: Já agora o título “Let my people go surfing” advém do facto de a determinada altura ter criado na Patagonia, cujas instalações são em Ventura na Califórnia, um horário flexível para os trabalhadores que lhes permitia não ir trabalhar quando as ondas estavam boas, sendo que depois teriam que compensar isso!

1 comentário:

Janeko disse...

Empresta-mo...