domingo, agosto 01, 2010

São Macário em BTT



No passado Domingo (25 de Julho) juntei-me a um grupo de 'habitués' e fomos até ao São Macário de bicicleta.

Ao todo éramos 7 BTTistas: eu, Gaspar, Germano, Seabra, Jorge, André e Grifo. A ideia era ir à festa popular do São Macário, no monte com o mesmo nome, comer lá uns petiscos, mas sobretudo desfrutar dos excelentes trilhos da Serra da Freita e arredores.

Ao todo foram cerca de 70km e subidas e descidas brutais debaixo de um Sol abrasador: muito bom!

Os primeiros 20 e tal kms de Manhouce até ao São Macário fizeram-se bem. Ainda não estava muito calor e os declives (ainda) não eram difíceis. Passámos por alguns parques eólicos e aproveitámos as excelentes vistas da Serra.









Quando chegámos ao São Macário estava a decorrer uma missa campal. Fiquei muito surpreendido porque esta é verdadeiramente uma romaria do Portugal profundo! Senti-me como se tivesse recuado umas boas dezenas de anos no tempo.





Almoçámos numa tasquinha lá da festa e na parte da tarde, com a barriguinha cheia, esperavam-nos os kms mais duros deste passeio.





Na parte da tarde as paragens foram mais frequentes: para descansar as pernas, para abastecer de água quando passávamos em aldeias com fontes, ou para admirar as paisagens.











O grupo e o convívio foram bons!
Ficou a vontade de repetir! (como costuma acontecer na Freita)

Sem comentários: