Sudeste Siciliano & Etna
Aqui no meio do Mediterrâneo faz um calor (quase) insuportável. Temos dado poucas noticias porque ao final do dia já só desejamos umas bebidas frescas e um quarto com ar condicionado. :)
Depois da belíssima Petralia Sottana e dos Montes Madonie fomos para Siracusa no sudeste da ilha. Ficamos alojados no centro histórico em Ortygia e gostamos da cidade pela sua beleza e também pela carga histórica que tem.
No Sábado fomos um pouco mais para sul e estivemos numa praia na reserva de Vendicari (onde há bastantes flamingos e outras aves migratórias), e ao final da tarde fomos para Noto, uma lindíssima cidade onde domina o Barroco, onde jantámos.
No Domingo visitamos os "calhaus" históricos de Siracusa de manhã, e à tarde fomos para Nicolosi (perto do Etna) onde dormimos num hotel horrível, ao belo estilo dos piores de Albufeira, a ouvir versões do Michael Bolton em italiano até às tantas da madrugada... Adiante.
Hoje subimos ao Etna, o maior vulcão activo da Europa. Vimos forte actividade vulcânica; por motivos de segurança estávamos longe da cratera mais activa, mas mesmo assim não deixa de ser impressionante: o cheiro, o barulho e a forca com que os detritos são cuspidos da cratera.
Siracusa: Piazza del Duomo
B na praia em Vendicari
Eu em Vendicari
Nós em Noto com a Catedral de San Nicolo atrás
Via Nicolaci com a Igreja de Montevergini ao fundo
B numa das entradas do nosso hotel em Siracusa
B em Siracusa (Ortygia)
Anfiteatro Romano de Siracusa
Monte Etna
Actividade vulcânica potente lá atrás; B adorou a aventura e por causa dela entrámos bem dentro do perímetro de segurança para ver mais de perto :)
4 comentários:
foste à tosquia...
O quê, já foram ao Vulcão? Assim, de mãos nos bolsos!??! Eh pah, como eu gostava de ir ao Etna! Qualquer dia, sigo-vos os passos - não posso ver nada! Olha e cheiro? Isso deve cheirar mal que se farta não?
é verdade!
já fomos ao vulcão, já descemos, e já regressámos a Portugal.
pelo meio ainda estivemos em Palermo e fui ali a Torres Vedras dar uma perninha no Campeonato Nacional de Corridas de Aventura.
a subida ao Etna é fácil:
- vai-se de carro até aos 1900m
- quem quiser pode apanhar lá o teleférico até aos 2500m (no Inverno aquilo é uma estância de neve)
- depois ainda é possível ir de 4x4 até aos 2800m
(eu subi e desci a pé dos 1900m aos 2800m, a B fez o teleférico)
a partir dos 2800m supostamente só se pode seguir devidamente acompanhado por um guia especializado, visto que há bastante actividade vulcânica.
gostámos muito e ficámos impressionados com o "pouco" que vimos. o cheiro a enxofre, mais do que ser mau, deixa-nos com dificuldades em respirar em condições!
PS: quem quiser também pode subir até aos 2800m de BTT! deve ser um desafio interessante devidamente compensado pela descida vertiginosa no final. :)
hummm, mto bom!! Ficam as dicas, ainda podem ser úteis ;)
Enviar um comentário