terça-feira, junho 19, 2007

João Garcia no K2 – 8611m

O João Garcia já anda neste momento pelo Paquistão para tentar conquistar o K2 (ou Chogori como lhe chamam os locais) que é a segunda montanha mais alta do mundo, mas tem a fama de ser a mais difícil tecnicamente.

Se conseguir esta proeza será o seu nono oito mil, e mais um passo em direcção ao grande objectivo que é conquistar as 14 montanhas com mais de 8000m. É possível acompanhar esta aventura através deste blog.

Já agora, para quem gosta de acompanhar e perceber estas aventuras, aconselho a leitura dos dois livros do João Garcia: “A Mais Alta Solidão” e “Mais Além”. O primeiro conta essencialmente todo o seu percurso como alpinista até à conquista do Evereste em 1999, e o segundo, que foi lançado recentemente, relata as suas expedições pós-Evereste; são ambos muito interessantes e de fácil leitura.

“O Ivan segue um pouco à frente. Rodeio um último grande calhau e eis que surge o cume. Para meu espanto está com neve, é a primeira impressão que me assalta. O Ivan está deitado de joelhos, filmo-o, depois apercebo-me de que chora. Chora de emoção, do esforço, do sacrifício.

Depois levanta-se, abraça-me e beija-me na bochecha. Rimo-nos, saboreamos este momento, a que damos mais valor ainda depois de todas as dificuldades.

É tarde, mas o dia está lindíssimo. Filmo todos os cumes que durante toda a expedição estão lá no alto e que agora finalmente vemos de cima: o Yalung Kang, os Twins, o Nanda Devi. Todos os glaciares a perder de vista; o lado indiano, o lado nepalês. Lá ao fundo, longínquo, o Evereste. Uma volta ao mundo em 360 graus única, exclusiva. É minha.”

João Garcia, “Mais Além”

4 comentários:

PV disse...

Ando a ler o "Mais além" e estou atento à evolução diária do JG no K2, só tenho pena de não ser eu a andar por lá. Independentemente dos desenvolvimentos futuros, este homem construiu uma carreira invejável. Torço para que daqui por umas semanas já só lhe faltem 5 cumes e que um dia suba eu acima dos meus 5895m.

Gato disse...

É isso! Sempre em busca de novos objectivos!
O João Garcia quer entrar no clube restrito dos alpinistas que conquistaram os 14 cumes de 8 mil.
Tu para chegar aos 6 mil, ou vais para a Andes ou para os Himalaias.
Eu ando à espreita de uma oportunidade para chegar aos 5 mil! :)) Quem sabe ainda este ano! :)

Anónimo disse...

Eu já li os dois livros! Aliás, o "Mais Além" até o li a semana passada... :)
Este JG é um senhor! Cheguei a ficar com vontade de tentar uma coisa destas só para ver como é! Mas isto entretanto passa-me... de certeza... acho eu... ou não... logo se vê... :)
Abraço.

Anónimo disse...

Em Abril tive a oportunidade de passar um semana em Marrocos com o nosso alpinista João Garcia e devo dizer que é um homem com uma coragem e força de vontade fora do comum... Cumprimentos Alicante/SUZUKI