domingo, setembro 03, 2006

Ilha de São Jorge

A passagem pela ilha de São Jorge também foi breve, cerca de um dia e meio, mas deu para conhecer algumas pequenas vilas e apreciar a geografia magnífica desta ilha. É sossegada, sem grandes povoações e agitação, e vale muito pela tranquilidade que lá podemos encontrar.

São Jorge é uma ilha vulcânica, cujo centro tem vários cones formados por erupções, mas o que caracteriza esta ilha são as costas escarpadas que mergulham no mar (há várias aldeias próximas do mar mas a 500m de altitude!!), e as fajãs que são plataformas ao nível do mar originadas pela erosão de falésias que caíram, e cujos terrenos férteis foram em alguns casos povoados.

Esta ilha também é conhecida pelos passeios pedestres fantásticos que se podem fazer. Apenas tivemos oportunidade de fazer a ligação da fajã das Cubres à fajã da Caldeira de Santo Cristo e regresso (cerca de 50min para cada lado). É um trilho lindíssimo...

Vista da Costa Sul a partir da Ribeira Seca

Costa norte: Fajã da Caldeira de Santo Cristo, cuja aldeia já foi abandonada, mas tem no Verão alguma afluência de pessoal que procura sossego ou boas ondas para surfar. No dia que lá estive o mar estava flat, mas ao que parece as ondas dali costumam ter bastante qualidade.

Igreja da Fajã da Caldeira de Santo Cristo. A vegetação luxuriante faz lembrar um qualquer país tropical na América Central.

Fajã das Cubres ao final da tarde

Sem comentários: