segunda-feira, abril 10, 2006

Maratona de BTT em Sobral de Monte Agraço

Ontem de manhã decidi estrear o GPS oferecido pela Bárbara no Natal. Para isso fui ao site http://maratonamontagraco.no.sapo.pt, fiz download do track, certifiquei-me no Google Earth que o percurso passava perto da casa da Bárbara em Torres Vedras (~5km por estrada), e toca a pedalar.

A prova foi anunciada como sendo de 60km (tem um pouco mais), por isso achei que ia ser um bom treino de fim-de-semana para quem tem pedalado muito pouco nas últimas semanas. Enganei-me. Foi muito mais duro do que julgava.

Em termos de paisagens é um percurso típico da região oeste. Muito sobe e desce. Muitos trilhos no meio dos campos e plantações de vinha. Bastantes trilhos a passar pelos parques eólicos que crescem como cogumelos naquela região.

Em termos de dureza é que foi uma surpresa. Achei muito duro! Demorei 5h50m a fazer o circuito. O ponto mais alto da maratona deve rondar apenas os 400m, mas é uma prova de constantes subidas e descidas (no site anunciam 2100m de subida acumulada, mas acho que o meu Polar só registou ~1700m). As subidas extremamente duras e inclinadas. As descidas extremamente técnicas para se poder descansar.
Para além disso há lama (ainda por cima choveu uns 20 minutos quando estava a pedalar). Não muita, mas quando havia (geralmente nos trilhos pisados e repisados por tractores) era daquela que se cola aos pneus e se vai acumulando nos travões. A bicla fica mais pesada com a lama acumulada, desafina, perde-se aderência, os sapatos começam a não (des)encaixar, enfim... Uma loucura!

Para finalizar, só um comentário aos tempos na prova. O vencedor, Lino Barruncho um gajo do triatlo que fez a 1/2 maratona de Lisboa abaixo da 1h07m, fez o tempo impossível de 2h52m. O segundo classificado (acho que é o tipo que venceu Portalegre e o G100) fez 3h.
Realmente estou a precisar de pedalar. É que com este tempo ficaria quase em último. :))

1 comentário:

Janeko disse...

Menos de metade do tempo do primeiro, está na média! :)