Num Veleiro pelo Pacífico
Tenho passado uma boa parte deste Verão em Torres Vedras, mas ao mesmo tempo viajei imenso pelo Pacífico.
"O Cruzeiro do Snark" é um verdadeiro livro de viagens de Jack London.
Relata na primeira pessoa uma travessia do Pacífico à vela passada há 100 anos atrás, cheia de aventuras, com paragens em locais "longínquos" (Havai, ilhas Marquesas, Salomão, etc.), e um final surpreendente.
"Vinte e sete dias depois da nossa partida de São Francisco, chegámos pois à ilha de Oahu, Território do Havai. Logo de manhã cedo contornámos o cabo Diamond, com Honolulu à vista. De repente, o mar começou a fervilhar de vida. Cardumes cintilantes de peixes-voadores cortavam o ar. Em cinco minutos vimos mais do que toda a viagem. Outros peixes, enormes e de espécies diferentes, saltavam de todos os lados. No mar e em terra reinava a agitação. No porto, víamos os mastros e as chaminés dos barcos, os hotéis e estações de banhos ao longo da praia de Waikiki, e o fumo a elevar-se das casas empoleiradas no alto das vertentes vulcânicas do Punch Bowl e do Tantalus."
2 comentários:
boriiiing!!!
é assim!
há uns "bloody bastards" que efectivamente andaram a passear pelo Pacífico, e outros como eu que apenas podem imaginar essas viagens a ler livros...
Enviar um comentário